UM OLHAR CABOVERDIANO

Friday, April 08, 2005

UM NOVO OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: a criança de 03 a 06 anos.

UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: a criança de 03 a 06 anos. 2ed, Rio de Janeiro: Impresso na SENAI, 2005, 124p.
Esta obra visa surgiu em 2001, do atendimento psicológico a crianças em idade pré-escolar, durante o período em que trabalhei no Centro Municipal de Saúde, Milton Fontes Magarão/Rio de Janeiro-Brasil.
As crianças apresentavam distúrbios de comportamento e sintomas psicossomáticos antes de ir para a escola e durante as aulas. Outros agrediam os colegas e até os professores com pontapés e objetos cortantes, segundo depoimento dos pais. Esta situação estava perturbando a vida dos encarregados da educação, que freqüentemente eram chamados pela direção da escola e pelos professores para responder ao comportamento dos filhos.
Dentro deste contexto, esta obra visa proporcionar melhor conhecimento sobre a escola e a infância, de modo a facilitar o ensino-aprendizagem, e maior preparo dos profissionais que trabalham com crianças de 03 a 06 anos. Utilizou-se neste trabalho uma metodologia centrada na criança, metodologia que não pode ser improvisada e nem pode adotar os métodos rígidos de ensino tradicional.
O livro está esquematizado em 9 (nove) capítulos.
O 1o capítulo demonstra a evolução da noção da criança ao longo dos tempos. Faz-se uma descrição embriológica e da evolução da criança dos 0 (zero) aos 6 (seis) anos. O 2o capítulo faz-se um levantamento histórico sobre a pré-escola, e recomenda um modelo a ser seguido como proposta psicopedagógica. O 3o capítulo dialoga-se com Piaget e Vygostky, teóricos construtivistas que revolucionaram a educação infantil. O 4o capítulo descreve de forma detalhada um planejamento de ensino que foi inspirado no referencial curricular do Ministério da Educação do Brasil para a Educação Infantil. O 5o capítulo descreve algumas atitudes a serem desenvolvidas na criança. O 6o capítulo apresenta à interdisciplinaridade como estratégia mais adequada para trabalhar as disciplinas e desenvolver os conteúdos. O 7o, 8o e 9o capítulo trabalha com os critérios de avaliação, formando orientação e sugestões, fazendo algumas recomendações aos professores como educar as crianças em idade pré-escolar.
Esta obra é um instrumento fundamental de mediação entre professor-aluno. Nossa tarefa é grande e procuramos cumprir a tarefa de dar qualidade a esta relação.
NOTA: Está a venda na Livraria Santelena, frente a UGF/Rio de Janeiro, Piedade, Rua Manoel Vitorino. Já foi adquirido pelas seguintes instituições de Ensino no Brasil: Universidade Gama Filho; Universidade Veiga de Almeida; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (doação); Colégio Nossa Senhora da Piedade; Colégio Júnior; Colégio Madre Sarife Sales; Colégio Nosso Lar Genius. Palestras com professores e turmas de formação de professores nos seguintes colégios: Madre Sarife Sales; Junior.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home