UM OLHAR CABOVERDIANO

Wednesday, May 24, 2006

A experiência de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro: uma abordagem da história oral

Artur Monteiro Bento (Doutorando em Memória Social – PPGMS/UNIRIO)
psiartur@hotmail.com
Palavras-chave: memória-identidade-imigração caboverdiana.
BENTO, Artur Monteiro. IN:
BENTO, Artur Monteiro. A experiência dos imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro. IN: História Oral e Diversidades Culturais. Acre: Associação Brasileira de História Oral, 2006, p.104.
Este trabalho registra a história de vida de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro. À luz da migração caboverdiana para o Brasil (1900-1973), buscamos estabelecer algumas reflexões sobre a experiência de imigrantes, destacando os que chegaram no Rio de Janeiro, durante o período de 1950-1973, à procura de uma vida melhor, e, raramente retornaram para ver familiares e amigos, uma vez que, os que assim o fizeram realizaram em média 2 a 3 visitas, num período compreendido entre 30 a 50 anos. Tomando como campo empírico de análise de trabalho a história oral e, apoiando-nos nas reflexões de memória, localizamos aspectos que permeiam o movimento dinâmico da identidade, para, a partir daí, apontarmos possíveis contribuições para se repensar a memória caboverdiana.
Aproveitamos o suporte quantitativo e qualitativo no levantamento de dados preliminares em um conjunto de 9 (nove) imigrantes através da utilização de entrevistas temáticas, para em seguida articularmos aspectos teóricos com dados empíricos. Essa primeira aproximação ao campo da pesquisa possibilita anunciar a imigração como lugar de transformação da memória e da identidade, vista sob a perspectiva do Brasil como lugar de múltiplos cruzamentos. O texto está organizado em dois tópicos: no primeiro momento, discorremos sobre a saída dos caboverdianos à procura de uma vida melhor. No segundo discutiremos a questão da memória desses imigrantes, articulando algumas entrevistas colhidas dentro de uma perspectiva de história oral.
Cabe ressaltar que nosso estudo é um esboço da tese de doutorado em Memória Social, em andamento e, pretende levantar uma série de questões que suscitem trabalhos posteriores, além de ensejar uma referência bibliográfica para discutir a memória caboverdiana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home